ATO 1
(1958 - 2014)
Por Guilherme Conrado
"(...) Em pleno centro ergue-se a Coluna da Hora, na Praça do Ferreira, nas imediações da qual estão os principais estabelecimentos comerciais, cafés, bares, os cinemas Moderno, Majestic e Polytheama e em construção o lindíssimo São Luiz. Em todo o Norte, depois do Rio, não existem cinemas iguais aos de Fortaleza". (Terra do Brasil - Domingos Laurito e Nelson Silveira Martins, 1942)
1907
Cine Di Maio
Primeiro cinema de Fortaleza. O italiano Vittorio Di Maio chegou na cidade em 1907, trazendo o animatógrafo do Rio de Janeiro. Na capital cearense, exibia as imagens por trás do Maison Art-Nouveau, na atual Guilherme Rocha.
1911
Cine-Theatro Polytheama
Inaugurado em 1911, foi o primeiro cineteatro de Fortaleza. Considerado como o principal cinema local nos seis anos após sua abertura, o Polytheama enfrentava a concorrência mesmo sendo um cinema mudo. Em 1916, o cine teatro foi comprado pelo grupo do empresário Luiz Severiano Ribeiro, emergente na indústria cinematográfica brasileira. Luiz Severiano era proprietário do então Cine Majestic, outro dos grandes cinemas de Fortaleza. A casa da família ficava ao lado do então Polytheama, e foi derrubada para dar espaço ao cine teatro, e para o que viria a se tornar o Cine São Luiz, em frente à Praça do Ferreira.
1921
Cine Moderno
Inaugurado em 1921, foi o primeiro cinema de Fortaleza a usar sonorização em suas exibições. Localizado na Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira, usou a primeira fita com som em 1930, logo se tornando o principal cinema do Estado. Fechou as portas em 1968.
1938
Construção do Cine São Luiz
As obras do São Luiz começaram em 1938, no local do então Cine-Theatro Polytheama. Passada a Segunda Guerra Mundial, a construção continuou na década de 1950. O atraso na construção seria por conta do foco do empresário Luiz Severiano em suas obras no Rio de Janeiro, e pela importação do material do hall de entrada, como lustres e mármores, que vinham da Europa. O prédio veio a ser entregue no dia 26 de março de 1958.
1958
Inauguração do Cine São Luiz
“Anastacia, a Princesa Esquecida” foi a primeira exibição aberta ao público no São Luiz. Dois dias antes, houve uma sessão especial para a imprensa e convidados, com o filme “Suplício de uma Saudade”. Os trajes dos frequentadores deveriam ser tão luxuosos quanto o novo cinema, restringindo as sessões somente à elite da época. Foi o primeiro cinema em Fortaleza com ar-condicionado.
1991
Tombamento
Com a chegada da televisão e o crescimento de shoppings em Fortaleza, o Cine São Luiz perdeu espaço no mercado audiovisual. As roupas elegantes deixaram de ser obrigatoriedade, em uma tentativa de atrair o máximo de público possível. Em 1991, o Governo Estadual, em reconhecimento ao seu valor para a cidade, tombou o espaço como patrimônio cultural e histórico.
2010
O fim como Cinema
Em 2005, o grupo Severiano Ribeiro declarou o encerramento do São Luiz. A Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Ceará), arrendou o local, em 2007, usando como Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro. Porém, devido à pouca bilheteria, desistiu do projeto em julho de 2010.
2014
A sobrevida
Em 2011, quatro anos depois, o Governo do Ceará decidiu adquirir o espaço, planejando reviver o São Luiz. Com um planejamento iniciado em dezembro de 2013 e um orçamento de 17 milhões de reais, o cinema foi transformado em Cineteatro e reinaugurado em 2014, com a exibição do mesmo longa de sua inauguração, “Anastacia: a Princesa Esquecida”.